quarta-feira, 17 de julho de 2013

Minha vela afunda no meio! O que eu faço??

Bom, para a confecção de uma vela, todo mundo quando vai ensinar fala dos produtos: essência, anilina, elementos, parafina, etc etc etc...
Mas quando vamos fazer ocorre um ENORME problema: o meio da vela afunda e fica super feio.

MINHA VELA AFUNDOU NO MEIO!!!  O QUE EU FAÇO????

Bom, primeiro é manter a calma, rs.
É impressionante, é bem difícil achar isso na internet e foi por isso que decidi fazer esse post, tentando ser bem detalhista...
Primeiro de tudo é importante saber que esse "afundamento" é completamente normal e acontece porque a parafina tem o comportamento de diminuir mesmo.
Mas como arrumar isso???
Primeiro, você vai derreter a parafina, sem essência e sem anilina, depois, despeje-a numa assadeira ou vasilha. A intenção é fazer cerca de um dedo de espessura de parafina.
Deixe secar mas, preste bastante atenção: na parafina existe um ponto chamado pelos artesãos de "ponto de borracha" que é um ponto em que a parafina não está completamente mole e quente mas que ainda não está ideal. Como o próprio nome diz, o ponto é quando você pode tocar a parafina e ela está mole, mas consistente. Para testar, basta por o dedo e quando você tiver um pouquinho de esforço para apertar, aí está nosso belo ponto de borracha!
Com a ajuda de um estile, corte fazendo quadradinhos. Não precisa se preocupar com perfeição.
Eu recomendo fazer de tamanhos maiores e alguns, você pode partir depois para diminuí-los de acordo com o tamanho da vela.
Aqui tenho umas fotos para mostrar como é.


 Você pode fazer vários e colocá-los num potinho qualquer, eu coloquei num que era de azeitona, por exemplo.




Tá bom, Monalisa, mas pra quê serve isso?
É esse o segredo.
Quando a parafina DA VELA estiver com uma camadinha grossa, como se fosse uma nata (dura por cima, mas bem líquida ainda por dentro), com o estilete, corte ao redor do pavio, fazendo pequenos cortes, de 2cm em média. Nesses buraquinhos, você coloca o quadradinho que você fez.
Não corte interiço como se fosse uma tampinha ou você vai ter problemas com o pavio, FAÇA CORTES SEPARADOS. Pode colocar bastante, até quase a borda da nata da parafina. Para saber se já está bom, tem um segredinho: quando já ficar apertado/difícil de colocar os cubinhos.

>>>IMPORTANTE:
Vai ficar feio! Não se preocupe: Feito esse processo, coloque mais um pouco da parafina DA SUA VELA, do jeitinho que ela é mesmo, colorida, com essência... Enfim, então a dica é guardar um pouquinho da parafina da sua vela, o suficiente para cobrir os cubinhos.
Deixe secar normalmente, e pronto!!!
Espero que vocês consigam. Qualquer dúvida, escrevam :)

Olá!
Sou a Monalisa, tenho 17 anos e sou de Minas Gerais.
Sempre tive gosto por artesanato e comecei, então a pesquisar mais na internet...
Bom, aqui estou eu (risos).
Aqui, postarei várias coisas de artesanatos (o que eu faço, e o que acho pela internet afora)
Ultimamente, estou apostando no ramo de velas artesanais, mas isso não impede que eu faça outras coisas, não é mesmo?!
Espero que gostem de tudo e que eu ajude.
Qualquer dúvida, podem entrar em contato... (se eu souber, responderei com o maior prazer).
Monalisa =)